O teletrabalho poderá contribuir significativamente para a redução da pegada de carbono de uma empresa.
De que forma?
1.Redução das emissões de deslocação
Um dos impactos mais diretos e evidentes do teletrabalho é a diminuição ou eliminação das viagens diárias ao trabalho. Ao evitar deslocações diárias à empresa poderá reduzir a quantidade de emissões de CO2 relacionadas com a deslocação.
2. Menor necessidade de infraestrutura física
Com menos empregados nos escritórios, as empresas podem precisar de menos espaço, o que pode levar a menores edifícios ou à utilização mais eficiente dos espaços existentes.
3. Redução do consumo de energia
Muitos edifícios empresarias consomem grandes quantidades de energia, especialmente para na climatização e na iluminação. Com menos pessoas no escritório, é possível ajustar os sistemas de climatização para níveis mais económicos.
4. Redução no consumo de recursos
A redução da quantidade de pessoas no escritório pode também significar menos desperdício em termos de papel, plásticos e outros materiais de escritório, bem como uma menor necessidade de alimentos e bebidas fornecidos no local de trabalho.
5. Descentralização urbana
A longo prazo, se um número significativo de trabalhadores não precisar mais de viver perto dos grandes centros urbanos, pode haver uma menor pressão sobre as infraestruturas urbanas e uma distribuição mais ampla da população, levando a cidades menos congestionadas.
Ao integrar o trabalho remoto nas práticas padrão da sua empresa, não só beneficia o meio ambiente, mas também poderá descobrir economias de custos e uma comunidade de trabalho mais satisfeita.
Se quiser mais dicas para reduzir a pegada de carbono da sua empresa, poderá consultar o nosso artigo sobre este tema.