M O B B I . P R O

Loading

Os constantes desafios com a pandemia Covid-19, mudou para sempre a forma como as empresas vêem os seus modelos de trabalho. Passar mais tempo em casa durante a pandemia gerou uma mudança de paradigma na forma como as empresas trabalham.

O denominado “trabalho inteligente” deixa de ser uma tendência, e passa a fazer parte da realidade, combinando o teletrabalho (em casa ou outro local) com a ida ao escritório conforme as necessidades da empresa.

Neste artigo, iremos explorar a definição de trabalho híbrido e as suas vantagens.

Num regime híbrido, um trabalhador não precisa de estar presente no escritório todos os dias, podendo trabalhar a partir de casa, ou de outro local de trabalho, durante parte da semana ou do mês.

Isto traz vários benefícios quer para funcionários quer para empregadores. Ora veja:

 

– Maior flexibilidade

O trabalho híbrido permite que os funcionários tenham mais controle sobre seu horário e ambiente de trabalho, podendo optar por trabalhar em casa ou no escritório, dependendo das suas necessidades e preferências. Essa maior flexibilidade pode levar a um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal e maior satisfação no trabalho.

 

– Produtividade melhorada

O trabalho híbrido é geralmente visto por alguns gestores como uma forma de trabalhar menos horas, o que significaria deixar trabalho por fazer. No entanto, estudos mais recentes, como o realizado pela Microsoft, demonstram que os trabalhadores remotos podem ser tão produtivos, se não mais, do que aqueles que trabalham num escritório.

 

– Acesso a um conjunto mais amplo de talentos

Com o trabalho híbrido, os empregadores podem expandir o seu conjunto de contratações não estando limitadas geograficamente no que aos recursos humanos diz respeito.

 

– Economia de custos

O trabalho híbrido pode ajudar a reduzir as despesas relacionadas ao escritório, uma vez que sabendo o número de pessoas exatas que estão presentes, permite um planeamento dos níveis de ocupação. Isto pode resultar numa diminuição de custos de aluguer de espaço, de custos diários do escritório e outros relacionados com o negócio. Também pode reduzir o custo de deslocamento para os funcionários, levando a uma redução nas emissões de carbono e outros benefícios ambientais.

 

– Melhor moral e retenção dos funcionários

O trabalho híbrido permite às equipas terem a liberdade de escolher por si próprias o que funciona melhor. Mais autonomia, aumenta a satisfação no trabalho, bem como a sensação de bem-estar, podendo levar a uma maior permanência dos colaboradores, diminuindo assim a rotatividade dos mesmos.

 

É importante observar que, embora o trabalho híbrido possa oferecer muitos benefícios, ele também requer uma mudança significativa na mentalidade e no processo. Tanto os empregadores como os funcionários precisam estar abertos a novas formas de trabalho e dispostos a colaborar e adaptar-se para tornar o trabalho híbrido bem-sucedido.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

pt_PTPortuguese